Lançamento da AEBA
No dia 23 de novembro de 2013 ocorreu no Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador BA o Lançamento Oficial da AEBA - Associação de Árbitros da Bahia. A entidade já estava em funcionamento desde o ano de 2010, conforme consta no Histórico (ver Histórico da AEBA).
O Evento obteve a participação de diversas autoridades do esporte.
Na foto (da direita para a esquerda):
* Fernando Andrade Santana - Ex-presidente Sinbaf e Ex-árbitro CBF;
* Edson Nascimento - Presidente da Liga Municipal de Futebol de Salvador;
* Vice - Presidente da AEBA - Paulo Viana;
* Presidente da AEBA - José Francisco Neto;
* Willian Cavalcanti - Primeiro Presidente do Sinbaf e fundador da mesma entidade (Sinbaf);
* Arnaldo Menezes - Único Árbitro Assistente do Norte e Nordeste a estar em uma Copa do Mundo - Copa da França 1998;
Leia a Matéria do Site Salvador Acontece:
Foi lançada na passada terça-feira, 26, a nova Associação de Árbitros do Estado da Bahia - AEBA, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador. Tendo José Francisco Neto, como presidente, a nova AEBA, vem engrandecer o futebol da Bahia, na medida em que os árbitros tem agora uma entidade onde se apoiar, e para os defender, já que agora a profissão de árbitro, foi oficialmente reconhecida pela Presidente Dilma. A LEI nº 12.867, DE 10 DE OUTUBRO DE 2013, cujo projeto, que tramitava no Congresso havia 12 anos, foi agora sancionado pela presidente Dilma Roussef (PT) .
À solenidade de lançamento compareceram, árbitros de renome internacional como, Arnaldo Menezes, árbitro baiano, que representou o Brasil na Copa do Mundo de 1998, na França; Fernando Andrade, que já foi presidente do Sindicato Baiano dos Árbitros de Futebol, e recordista de apitos dos jogos BA/VI; Saulo Brito Duarte, árbitro da CBF por 12 anos, e que apitou a final no Maranhão; Edson Nascimento, presidente da Liga Municipal de Salvador; Wiliam Cavalcanti, primeiro presidente do Sinbaf, já foi presidente da CBF, que veio de Recife para a solenidade; Paulo Roberto Viana de Oliveira, atual vice-presidente da AEBA; Ildebrando Filho, presidente da Central Única da Cidadania, único não árbitro, que integraram a Mesa ao lado do presidente, Francisco Neto.
Em seu discurso, o presidente salientou que entre os objetivos de seu mandato, estavam a, ressocialização do árbitro de futebol, dar mais espaço e voz aos árbitros baianos e representá-los, em todos os aspectos, na defesa dos seus interesses. Disse que a AEBA, embora lançada em 2013, já vem sendo pensada desde 2010.
Na oportunidade foi feita uma homenagem aos árbitros da turma de 1982, da Escola de Árbitros da Federação Baiana de Futebol, com exibição de vídeo fotográfico da época.
Ao final todos confraternizaram durante coquetel, no foyer do Centro de Cultura.
Fonte: